Drywall X Gesso

Você sabe qual a diferença entre Drywall e Gesso Comum?

Essa é uma dúvida bastante recorrente entre os profissionais de arquitetura e design de interiores, que muitas vezes acabam utilizando o termo erroneamente e, consequentemente, criando confusões entre suas definições.

Por isso, preparamos esse post para esclarecer as diferenças entre esses materiais. Vamos lá?

Gesso

As placas de Gesso Comum são basicamente utilizadas em construção de forros em residências e escritórias. Estão bastante presentes em banheiros, com a função de esconder as tubulações hidráulicas que passam pelo teto.

Elas são produzidas em pequenas fábricas, com uma técnica simples e artesanal, feitas de pastas de gesso, moldadas em fôrmas metálicas. O custo é relativamente baixo e é de fácil instalação, já que sua mão de obra não exige muita técnica, sendo facilmente encontrada.

O Gesso Convencional é o mais conhecido no ramo da construção, mas também, é o mais trabalhoso. Após instalado, ele precisa ser lixado, gerando muita poeira. E para receber pintura deve se aguardar alguns dias até estar totalmente seco, caso contrário o risco de amarelamento se torna muito maior.

Drywall

O termo Drywall designa um sistema de construção a seco, pois não utiliza (ou utiliza em quantidades mínimas) água.

Por ser um material industrializado que já vai pronto para a obra, o Drywall permite uma construção muito mais limpa, que não demanda a utilização de argamassa ou outro material.

Vantagens que podem ser atribuídas ao uso do Drywall:

  • Espessura mais fina das paredes: o sistema permite a construção de paredes mais delgadas, com 10cm de espessura, proporcionando ganho de área útil na construção que pode chegar a 4%.
  • Resistência ao fogo: existem chapas com tratamento especial que retardam a propagação do fogo.
  • Leveza: a chapa de Drywall é mais leve que os materiais convencionais usados na construção civil, ocasionando menos peso nas lajes dos edifícios.
  • Maior flexibilidade no layout: devido à facilidade de construção e remoção, o Drywall permite maior arranjo de divisórias internas, o que significa, por exemplo, mais opções de plantas em edifícios de apartamentos.
  • Além disso, criatividade!

 

O Sistema Drywall permite soluções criativas e diversificadas que podem personalizar os seus projetos. O Drywall pode ser utilizado para a construção de paredes curvas, recortes para iluminação embutida em painéis e muito mais.

O Drywall também pode ser utilizado para construção de itens de mobiliário como prateleiras, estantes e nichos, elementos que muitas vezes acabam por onerar o custo do projeto dependendo do material e acabamento escolhido.

Independentemente do tipo de gesso escolhido para se aplicar nos seus projetos, vale lembrar que é importante sempre contar com os serviços de um profissional especializado que utilize produtos de qualidade, visando sempre os melhores resultados.

Siga Seu Wilson no Instagram para receber mais conteúdos como esse!

Compartilhar